Situação em torno da embaixada da Rússia em Varsóvia continua tensa
Tendo em conta o desrespeito às normas de ordem pública, a prefeitura de Varsóvia decidiu encerrar antes do prazo previsto a Marcha de Independência, organizada por grupos de extrema direita polonesa, aos quais se juntaram várias dezenas de milhares de pessoas.
A polícia exorta os participantes a se dispersarem. A situação no centro da cidade e, em particular, perto da embaixada da Rússia continua tensa.
***
Como foi relatado mais cedo, os manifestantes atacaram a missão diplomática russa, atirando pedras e fogos de artifício e pondo fogo a uma guarita da polícia na entrada.
Mais cedo foi relatado que a marcha era acompanhada por centenas de policiais e vários carros com canhões de água. Os manifestantes gritaram insultos aos guardas da ordem pública.
Os participantes da chamada Marcha de Independência, organizada em Varsóvia por grupos nacionalistas e de extrema direita polonesa, puseram fogo a uma guarita do posto policial e uma caçamba de lixo ao lado da embaixada da Rússia, que está na rota da caminhada. Segundo uma fonte da embaixada, seu território não sofreu danos.
"Os desordeiros estão empurrando as portas da embaixada da Rússia e jogam pedras e garrafas contra seu prédio," relatou o correspondente do Gazeta Wyborcza sobre a cena dos acontecimentos.
Passados cerca de trinta minutos, a polícia assumiu o controle da situação, usando contra os manifestantes canhões de água. No presente momento, as forças de ordem pública estão tentando dispersar os participantes da marcha.
MRE polonês condena ataques a embaixada russa em Varsóvia
O Ministério das Relações Exteriores da Polônia condena as ações dos desordeiros que participando da Marcha de Independência promovida pelas organizações nacionalistas, lançaram hoje fogos de artifício e petardos no território da embaixada da Federação Russa em Varsóvia, disse o porta-voz da chancelaria polonesa.