"Hoje, no mundo, existem mais de 200 associações de reencenadores de história militar registradas, variando desde guerras do Peloponeso até a guerra do Vietnã. No Brasil, destaca-se o nosso Grupo de Pesquisa e Reencenação Histórica "Dogs of War". Lá fora, muitos museus, castelos e outras atrações históricas empregam atores ou reencenadores profissionais como parte da atração e também para atrair o público para seus estabelecimentos.
A maioria dos reencenadores são amadores, e não militares como a maioria pensa, os quais buscam a reencenação como um hobby. Já outros participantes estão interessados em obter uma perspectiva histórica sobre um determinado período ou conflito, e mais ainda se tiveram algum familiar envolvido em um desses conflitos."
Na Rússia não existe uma família que não sofresse durante os tempos da Guerra. Praticamente, em todas elas preservam a memória dos parentes que faleceram ou foram feridos, por isso é que o dia de 9 de maio todos os anos continua sendo a Festa de todos, de todo o povo e o dia de 22 de junho em que em 1941 as tropas nazistas abriram a guerra contra a União Soviética eternamente permanecerá como o Dia de Luto. Continua Marcelo Bonini:
"Já participei duas vezes de eventos de reencenação. No último ocorrido em junho no Quartel de Itu durante as comemorações do Dia da Artilharia. Junto com o Flavio Latesbasse montamos uma exposição sobre a Rússia, com a exposição de material de nossas coleções. Samovar, Acordeão, Bandeiras da URSS, uniformes, quepes, ushankas, pá de trincheira, telescópio de trincheira, cantis, capacetes, rádios e telefone, medalhas e material de divulgação da Grande Guerra Patriótica (como é conhecida na Rússia a II Guerra Mundial). Foi um grande evento para o grupo e uma grande divulgação do papel do soldado russo no front.
O primeiro filme que assisti foi o famoso "Balada de um soldado", Stalingrado (versão de 1993), Circulo de Fogo e 9ª Companhia, sendo que esse filme me inspirou a montar um set de soldado soviético do período do conflito do Afeganistão. Mesmo com as dificuldades no idioma, tenho assistido a muitos filmes e seriados com o tema da Grande Guerra Patriótica ou sobre o conflito do Afeganistão.
Meu time de futebol do coração é o Palmeiras, mas escolhi na Rússia o CSKA por ele ser o time do Exercito Vermelho, tenho as camisas do time e acompanho os resultados dos jogos pela Internet."
O final da entrevista é muito otimista, acentuado ainda pelo fato da seleção nacional da Rússia ganhar o direito de jogar no Brasil na próxima Copa do Mundo! Entretanto, caro amigos, quero fazer um presente para você com a música famosíssima: é uma marcha que acompanhou muitos sofrimentos do povo soviético na Segunda Guerra. Essa marcha foi composta pelo autor da música do hino da União Soviética Alexander Alexandrov. O ritmo dela é ¾ o que corresponde ao ritmo de valsa, mas é a marcha, a marcha dos soviéticos ao longo de toda a Guerra."