terça-feira, 10 de setembro de 2013

PROTESTO DE 7 DE SETEMBRO

PROTESTO DE 7 DE SETEMBRO


FRACASSO, FALTA DE OBJETIVOS OU FALTA DE UM LÍDER COM PROPOSTAS CLARAS E OBJETIVAS?


Sacrifícios são necessários


Recebi email de um oficial da reserva das FFAA, talvez indignado pelo aparente fracasso das manifestações anti corrupção, anti governo petista, que estavam previstas para acontecer no transcorrer do dia 7 passado, incidente que serve no mínimo de lição para correção de rumos.

Não sei tudo, isso é evidente pela minha condição humana, aliás até mesmo DEUS O SUPREMO ARQUITETO manifesta na Bíblia que não sabia de algo, então sendo muito menor e muito mais simples do que ELE como saberia tudo? Claro, erro bastante, sei disso, assim buscarei humildade e modéstia nas linhas que seguem, onde busco encontrar a explicação pelo aparente desânimo daqueles que esperavam manifestações mais vibrantes, mais enérgicas.


É da lei, do conhecimento da Física que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço, também do conhecimento no campo da Filosofia que em Estados ou organizações sociais é quase uma impossibilidade o vazio de poder, i.é, quando alguém perde poder, tal vazio é preenchido por algo que deterá o poder. Da wikípédia transcrevo:


'Um vazio de poder é uma expressão que define uma situação política onde um governo não possui uma autoridade central identificável. A metáfora implica que, como num vácuofísico, outras forças tendem a afluir para preencher o espaço vago, possivelmente sob a forma de milícia armada, golpe de estado militar, "senhores da guerra" ou ditadores.

O historiador Fernand Braudel comparou a situação da Itália durante a Renascença como uma "zona ciclônica, um enorme vácuo", que podia arrastar exércitos estrangeiros:
"A força das barreiras na Europa oriental e do sudoeste variaram de século para século. Os mundos nômades giravam entre estas áreas de negligência, fraqueza e por vezes, vigilância ineficaz. Uma lei física os arrastava, ora para oeste, ora para leste, dependendo se sua vida explosiva poderia entrar em combustão mais facilmente na Europa, Islã, Índia ou China. A obra clássica de Eduard Fueter chamou a atenção para uma zona ciclônica, um enorme vácuo em 1494 sobre a fragmentada Itália de príncipes e repúblicas urbanas. Toda a Europa era atraída no rumo desta área de baixa pressão criadora de tempestades. Da mesma forma que os furacões persistentemente vergastavam o povo das estepes para leste ou para o oeste, de acordo com as linhas de menor resistência.'

É evidente, pelo menos para mim, que os manifestantes pretendiam algo, tal como pretendem os milhares que comparecem em fóruns, portais e outros meios de comunicação social tal como o Facebook reclamando da situação que presenciam, a Nação navegando num mar de corrupção, crimes e impunidade; o que me leva a perguntar o que os manifestantes em praça publica e os na mídia eletrônica pretendem fazer para preencher um eventual vácuo de poder. Com o que pretendem preencher tal vácuo de poder? Com o min. Joaquim Barbosa (amigo e aliado de Lulla, este o "mestre" da corrupção e impunidade)? Com o gen. Heleno, um homem apagado, talvez bom comandante, porém péssimo estrategista, discreto em demasia e nada arrojado? Ou com Aécio Neves?  Com Marina Silva? Ou com algum outro que tem compartilhado o poder com os sucessivos governos desde que José Sarney ganhou a presidência como um presente de pai para filho?

Mas das senhoras ou senhores, alguém já pensou em preencher o eventual vácuo de poder com algo, ao invés de com quem? De minha parte, penso que o essencial para considerar num preenchimento de vácuo de poder, é o 'com o que', ao invés de 'com quem'.


E esse 'com o que', sugiro que é um programa de govêrno bem claro e não susceptível de artimanhas.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário