quinta-feira, 16 de maio de 2013

ENQUANTO  O MUNDO GIRA, A LUSITANA RODA


CRENÇAS E PENSAMENTOS ENCAIXOTADOS - QUAL EMPRESA DE MUDANÇAS MUDA CRENÇAS?


A Lusitana é o nome de uma empresa de mudanças, que de tão tradicional, tornou seu dístico ' O Mundo Gira e A Lusitana roda' conhecido quase no Brasil todo




Em antigos meios de transporte com motores elétricos, Bondes, tinha anúncios que marcaram época, um deles:

'Veja ilustre passageiro             
o belo tipo faceiro
que o senhor tem a seu lado     e no entanto, acredite,                             
quase morreu de bronquite
salvou-o o Rhum Creosotado!'

Lembrando disso, foi um pulinho lembrar de que meu filhote contou que em alguns quartéis, militares dizem 'enquanto o mundo gira, o soldado se vira', o que me levou lembrar da tradicional empresa de mudanças A Lusitana que tem como dístico 'O Mundo Gira e A Lusitana Roda'. Penso que os Bondes levaram um tiro mortal dos fabricantes de ônibus, carros e caminhões, mas para minha surpresa a Lusitana ainda roda.

E nesse rodopio de lembranças percebi que nossas crenças e lembranças estão bem arrumadinhas como se estivessem encaixotadas, uma caixa com fotos de nossos pais, outra de nossa casa, outra com uma lembrancinha de uma árvore que subíamos, outra caixa ali com imagens de nossa infância e outras e outras.

Nossas 'caixas' de lembrança vão acumulando e empilhando cada vez mais, mas e quando percebemos que o que vemos hoje, o que sabemos hoje, não bate com o que está na respectiva caixinha, o que fazer? O que acontece? De minha parte, sofri um acidente e perdi grande parte de memórias (percebo lacunas) porém ainda conservo algumas, por exemplo uma árvore que me parecia alta, muito alta lá na casa de minha querida tia Gisele, quando tinha uns trinta anos voltando lá verifiquei que essa árvore não era alta e tinha galhos baixos. E uma das casas que morei, que quando era criança tinha uns quartos enormes, mas depois verifiquei que eram quartos pequenos. 

Como ajustar essas lembranças, crenças? É um bocado difícil mudar caixas de lugar, e para mim, ainda mais difícil jogar coisas fora; e como é doloroso perceber que algumas pessoas e crenças consideradas como corretas e certas, não são corretas e certas, como é dura essa constatação! 

Mas, ou corrigimos nossas crenças ou então continuaremos a viver num mundo de fantasia, de mentiras, e essa escolha pelo certo, pela Verdade, é extremamente dolorosa e difícil de ser feita, só consegue ser feita por pessoas com muita fibra, força de vontade, as quais merecem o título de Seres Humanos.




Um 'reclame' que ficou famoso
No início, os passageiros se revoltaram quando os bondes começaram a ostentar publicidade interna e externa. Depois, se acostumaram com os painéis de propaganda, e surgiram empresas especializadas em anúncios nos bondes nacionais, como a que assim anunciou em fevereiro de 1953, no Anuário de Publicidade, editado no Rio de Janeiro:

Pelo menos um dos anúncios da época (foi criado no início do século XX por Bastos Tigre) se tornou parte da memória coletiva dos brasileiros:
Veja ilustre passageiro
o belo tipo faceiro
que o senhor tem a seu lado
e no entanto, acredite,
quase morreu de bronquite
salvou-o o Rhum Creosotado!
Arquivo: J.L.Ferrete - São Paulo
O tema seria recorrente na publicidade do produto, como na bem-humorada versão acima, ao estilo dos anos 50 do século XX, em que o rapaz de rosto acabrunhado foi substituído por uma mulher de maiô (foi publicado em 1949 no Anuário das Senhoras, que era editado no Rio de Janeiro).


Veja mais sobre os reclames nos bondes...
Carlos Pimentel Mendes 





Nenhum comentário:

Postar um comentário