quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

HERÓIS BRASILEIROS, NOSSOS PAIS

ESTA É A HISTÓRIA DE UM PAI EM ESPECIAL, CUJO FILHO ENVIOU-ME A HISTÓRIA:

 

MEU PAI...

General-de-Exército Paulo Campos Paiva

 FONTE PORTAL "FEB"-Postado em Heróis
O General-de-Exército Paulo Campos Paiva foi declarado aspirante-a-oficial em 08 de janeiro de 1944, TURMA TUYTY DA ESCOLA MILITAR DO REALENGO, e foi voluntário para integrar a “FEB”, no 1º Regimento de Infantaria-REGIMENTO SAMPAIO, onde permaneceu de setembro desse mesmo ano até julho de 1945. Por seu desempenho na Campanha da Itália recebeu a Medalha Cruz de Combate, por ato de bravura. No diploma dessa medalha está assim escrito:
Por ter demonstrado espírito de sacrifício principalmente quando conseguiu colocar duas peças de canhão anti-carro na região de Colina e no comando de patrulhas, exercido voluntariamente e com muita coragem em situação bastante delicada
A comenda lhe foi concedida quando era 1º Tenente, em julho de 1947, pelo Presidente da República.
Comandou o batalhão do Regimento Escola de Infantaria, na República Dominicana; o 6º BC de Ipameri/GO (hoje sediado em Jataí/GO) e o Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras/AMAN, por três anos (1968/1969/1970).
Foi promovido a general-de-brigada em 1975. Como general-de-divisão comandou a 5ª RM/DE em Curitiba/PR e, como general-de exército o então III Exército (hoje CMS). Foi ministro chefe do EMFA, de onde foi transferido para a reserva, em 1987.
Faleceu em 11 de agosto de 2005, na capital federal, tendo sido o 1º Presidente de Honra da Legião da Infantaria/Brasília, cargo que ocupou até essa data.
 
Colaborador: Paulo Ricardo da Rocha Paiva/AMAN/1969


Nenhum comentário:

Postar um comentário