quinta-feira, 10 de maio de 2012

PORTABILIDADE FINANCEIRA PARA EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS

PORTABILIDADE ENTRE FINANCEIRAS E BANCOS PARA JUROS MENORES 

negociar sua dívida com uma instituição que ofereça melhores condições de pagamento

Está sendo noticiado na mídia de que existe a oportunidade de se utilizar um mecanismo denominado 'portabilidade da dívida'; tal serviço é mais ou menos como a portabilidade de telefones -que é a possibilidade de trocar para operadora que proporcione melhores vantagens- no caso aqui é a possibilidade de negociar divida com uma instituição que ofereça melhores condições de pagamento. Isso é mais ou menos assim: busca-se um banco ou financeira que ofereça taxas de juros menores e condições melhores do que você tem agora. Também é noticiado de que o Banco Central (BC) e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça lançaram quarta feira passada, dia 9/5/2012, uma cartilha para orientar os consumidores.

Passeando rapidamente sobre o assunto, encontrei que instituições financeiras e até governo estadual estão buscando dificultar tal portabilidade que é um instrumento para desafogar a nossa situação e nesse caso, sugiro que se busque orientação tanto dos Procons, como do Banco Central, pois esse é um direito líquido e certo.

Felicito à presidente  Dilma Vania Roussef por essa medida, mas também sou obrigado a mencionar que tal sistema de portabilidade de dívidas foi proposta minha já quando principiou a atual crise financeira mundial; tanto é que escrevi sobre isso no Grupo Guararapes e Portal Militar, e se não estou em erro, em 'comentários' lá no blog de Reinaldo de Azevedo e em 'comentários' de reportagens no portal Terra, e ainda se não estou em erro, fui um pioneiro nessa idéia tanto aqui no Brasil como no exterior (pois não sei de alguma outra nação onde isso aconteça). Não provocaria alergia, calos ou coceiras à presidente  mencionar tal fato, atribuição justa de autoria; oras, não posso aqui negar da possibilidade de sincronicidade, mas eu o humilde escriba que vos escreve, muito, mas muito antes propus tal sistema. Em casos de plágio e furto de autoria o castigo sempre vem a cavalo, que está vindo num bom galope, pois o sistema não está funcionando como se esperava (não sou bobo, propus o tal sistema, mas não forneci o 'pulo do gato').

Observação:A transcrição ou copia dos textos publicados aqui neste Blog é livre, desde que 'não para uso comercial' ou 'obra(s) derivada(s)', mencionando-se a fonte, vedando-se quaisquer modificações do inteiro teor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário